WhatsApp

Selecione com qual departamento você deseja falar com o Cartório Olímpia:

Dúvidas sobre Protesto
5517991612529
Dúvidas sobre Notas
551732811131
Horários: de Seg. a Sex. das 9h as 16h
Olá, escreva a sua MENSAGEM!
×
Chamar no Whatsapp
Horários: Seg. a Sex. das 9h as 16h
Serviços

Reconhecimento de Firma Reconhecimento de Firma em Olimpia-SP - Serviços - 1º Cartório de Notas e Protesto de Títulos e Letras de Olímpia-SP

O que é:

"FIRMA" é o mesmo que "ASSINATURA".

No reconhecimento de firma, o Tabelião atesta que a assinatura constante de um documento é de determinada pessoa.

Como é feito:

Existem dois tipos de reconhecimento de firma:

Reconhecimento de Firma por Semelhança:

É o mais comum. Para que possa ser feito, é necessário que a pessoa cuja firma será reconhecida tenha cartão de assinatura depositado no tabelionato.

O Tabelião compara a assinatura do documento que lhe apresentado com a assinatura constante de seus arquivos, e se forem grafotecnicamente semelhantes, promove o reconhecimento declarando que a assinatura do documento apresentado é semelhante à assinatura constante no padrão depositado no Tabelionato.

Reconhecimento de Firma por Autenticidade:

É o reconhecimento presencial, pelo qual o tabelião ou seu preposto faz a identificação do interessado, o qual deve comparecer pessoalmente ao tabelionato, munido de seus documentos de identidade originais, e assinar o documento na presença do funcionário do notário ou de seu funcionário autorizado.

Ao fazer o reconhecimento de firma por autenticidade o Tabelião estará atestando que o interessado veio à sua presença, foi identificado e assinou o documento.

O que é necessário:

A pessoa que assinou o documento cuja firma se deseja reconhecer deve possuir "ficha de firma" arquivada no Tabelionato de Notas.

O Cartão de Firma não tem prazo de validade, porém, na hipótese de haver mudança do padrão gráfico da pessoa, é necessário que ela retorne ao cartório para fazer a renovação. Além do mais, é facultado ao tabelião exigir a presença de quem assinou determinado documento para promover o seu reconhecimento.

   

WhatsApp

Selecione em qual Central você deseja pedir o seu Cartório Olímpia:

Dúvidas sobre Protesto
5517991612529
Dúvidas sobre Notas
551732811131
Horários: de Seg. a Sex. das 9h as 16h
Olá, Como posso te ajudar?
×
Chamar no WhatsApp